Negócios Doces

A maioria das pessoas pensa em aumentar os seus contactos apenas em locais de Networking tradicionais, tais como maras de comércio, Associações Comerciais, grupos de referência como o BNI e outros encontros orientados para empresas. Mas isso não é a forma de usar ao máximo toda a força do Networking. Aliás estamos numa altura do ano em que temos diversos eventos natalícios, almoços, jantares de natal, etc…Muitos detestam os jantares de Natal das empresas ou de parceiros contudo ainda não perceberam que este pode ser o melhor momento para se apresentar ou ter uma conversa amigável com um dos seus superiores ou principais parceiros. E todos sabemos que criar impacto em alguém importante pode ser um verdadeiro impulsionador da nossa carreira ou empresa; pois pode-nos abrir a porta para novas oportunidades de emprego, promoções e / ou novos negócios.

Para tirar o máximo proveito do “Networking em festas”, e uma vez que estamos na altura do ano em que não faltam os tradicionais jantares de Natal, que muitos ainda se prologam até à altura ao dia de reis, aqui estão algumas notas a ter em mente quando pensar em participar:

1- Esteja preparado!

Se você for a algum jantar, tente saber quem vai lá estar e com quem poderá vir a falar, e então prepare-se! Veja o que faz essa pessoa, qual o seu papel na empresa e o que eles fizeram este ano para a organização. Use esta informação como uma forma de iniciar uma conversa. faça uma pesquisa do Google sobre elas. Faça algum trabalho de casa.

2- Pergunte.

Tenha preparado algumas perguntas chave para desbloquear a conversa. Algumas sugestões:

– Como é que iniciou o seu negócio?

Como conseguiu internacionalizar a empresa?

Como conseguiu franchisar?

– Quais foram os desafios. . . ?

– Já leu algum livro bom ultimamente?

– E claro : Como posso ajudá-lo?

3-Tenha um tópico pronto.

Aproximando-se do final do ano, todas as empresas querem aumentar os lucros e o desempenho no Ano Novo. Por isso devemos ter uma resposta pronta sobre como podemos melhorar o nosso setor no próximo ano. (Palavra sábia: Não dê a informação toda, crie expectativa para poder agendar uma reunião para discutir os detalhes.)

O objectivo final aqui é abrir a porta para o acompanhamento. Nós queremos mesmo é poder reunir com a pessoa depois da festa!

4-Não beba demais.

É uma festa, mas não é a sua festa. Por isso de certeza que não vai querer estar tocado quando se aproximar das pessoas que deseja conhecer e contactar. Lembre-se sempre que as impressões contam. E muito!

5-Tenha consciência do seu valor.

Apresentar-se a um executivo pode ser uma experiência intimidante. Por isso mesmo antes do evento, faça uma lista das coisas que você fez no último ano e entenda como é que isso pode ser incluído durante a conversa e integrar os interesses da outra pessoa.

6-Honre o evento.

Temos que entender de que quando estamos a fazer networking numa festa de Natal – ou qualquer evento de networking não tradicional – o Networking não é a razão principal das pessoas lá estarem, por isso não veja estes eventos como um evento de uma câmara de comércio por exemplo!! Seja sincero, seja natural, Não atue como se estivesse numa sala de reuniões a fazer uma apresentação; Mantenha-se natural e deixe-os intrigados.

Por fim uma nota:

Lembre-se que a verdadeira ênfase numas festas deve ser a “finesse”. Sim, é uma ótima oportunidade de networking, mas se você tentar “vender” abertamente, então o que pode estar a fazer mesmo é a desligar as pessoas de si! Você pode fazer networking em qualquer lugar, incluindo eventos em que talvez não lhe tenha ocorrido fazer e, paradoxalmente, é nestes eventos não tradicionais, onde muitas vezes conseguimos obter o maior sucesso para o nosso negócio. Por isso aproveitem bem.

Para terminar gostava que deixassem aqui a vossa opinião sobre esta questão:

Quando existem destes eventos tem por hábito se preparar ? Sim ou Não!

Se não, então espero ter ajudado com estas 6 dicas!

Post anterior
Como utilizar o Networking para promover o seu negócio?
Próximo post
Negócio de Sucesso: Tenha o seu!