Networking é a rede formada por todos os contactos de um profissional. Este grande tecido de relações profissionais, de maior ou menor nível de profundidade, pode ser extremamente útil ao longo de uma carreira, mas nem todos olham para o networking com a seriedade necessária. Neste texto, darei dicas sobre como usar o networking tendo como objetivo o sucesso. Descubra!
A importância do networking
A rede de contactos de um profissional é absolutamente importante para a trajetória de uma carreira. A peculiaridade deste bem é a sua imaterialidade. Não se compra ou vende uma rede de contactos: são relacionamentos humanos que precisam ser cultivados, valorizados e que requerem investimento de tempo e esforços.
Um bom networking pode ser responsável pelo aparecimento de uma nova parceria de negócios, pela indicação de um bom profissional para contratar para a sua empresa ou até mesmo servir de auxílio em momentos de dificuldade, problemas financeiros ou até mesmo em caso de falência.
Ou seja, a rede de networking de um profissional não tem preço, mas vale muito. Associado a uma boa reputação, uma rede plural e coesa de amigos, colegas, parceiros, líderes e liderados fazem a diferença para encurtar o caminho de um indivíduo até ao sucesso.
Como criar um bom networking
Como não se pode comprar ou negociar uma rede de networking, é preciso criá-la, cultivá-la e investir neste ativo impossível de precificar. Como? É necessário sensibilidade, discernimento, disposição para dialogar e negociar e boa vontade para despertar nas pessoas sentimentos de empatia e respeito.
Por isso, querer e tratar as pessoas com respeito é um passo importante. Mas só isso não basta. A boa educação é uma obrigação cívica de todos. Acrescente valor às pessoas com quem se relaciona. Nesta mútua troca de contribuições os indivíduos criam laços de interesse que podem ser valiosos nos negócios.
Para construir o seu networking, sugere-se que frequente o máximo de eventos possíveis na sua área de atuação. Procure criar uma boa reputação e uma imagem de referência e credibilidade, que seja atrativa para os novos contactos. Durante os encontros, workshops, summits, meetings, feiras ou eventos semelhantes tente conversar com o maior número de participantes que conseguir. Apesar dos tempos modernos, o uso do cartão de visita ainda é bastante indicado para uma cordial, simples e ágil troca de contactos.
Estratégias virtuais
As redes sociais também são ferramentas muito versáteis para quem quer construir uma boa rede de networking para a sua carreira. Especialmente o LinkedIn, plataforma estritamente profissional onde os utilizadores trocam informações sobre a sua carreira, negócios, assuntos empresariais, empregos e temas relacionados. Utilize esta ferramenta para aproximar-se de colegas da sua área de atuação, conhecer as tendências do mercado e acompanhar tudo o que é publicado pelas empresas de referência do setor.
As demais redes sociais também podem ser utilizadas para a construção de uma rede de networking, contudo, é necessário ter em atenção a separação entre conteúdos de cunho pessoal e publicações que tenham intenções profissionais e/ou empresariais. Isto evita impasses e informações desencontradas.
Para saber mais informações, visite o meu site. Caso tenha dúvidas, entre em contacto!