O que é a Excelência?

Nos dias que correm tem-se falado muito sobre excelência, principalmente no mundo dos negócios. Contudo é necessário saber se entendemos realmente o significado da palavra Excelência. Por muito que as pessoas pensem que sim, excelência não é perfeição. Excelência é procurar melhorar todos os dias em pequenas coisas. E sabem o que é mais interessante?

Procurar a excelência não é um conceito novo. Aliás uma das primeiras pessoas a falar sobre excelência foi o famoso filósofo Aristoteles que já na altura dizia: “ Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito!”. No Japão referem excelência como Kaisen: Kai(mudança) e Zen(melhor), ou seja, melhoria contínua. Tony Robbins criou o termo CANI (constant and never endind improvement).

Tendo em conta estas descrições as notícias são boas. Todos nós podemos ser excelentes todos os dias, e o melhor é que podemos começar já! Todos nós podemos ser melhores profissionais, melhores pais e mães, melhores amigos, maridos e esposas, melhores filhos, etc… . Todos nós podemos mudar os nossos hábitos e as nossas atitudes diárias. Comecemos pelas atitudes mais simples como ser mais simpático, não deitar lixo para o chão, escutar mais, sermos mais flexíveis, ser mais educado, sorrir mais e não esquecer de palavras como “obrigado”, “com licença”, “por favor”, etc… . Experimentem durante um dia e vejam a diferença que fará nas pessoas que vos rodeiam. Se o fizerem como hábito,  no segundo, terceiro e/ou quarto dia vão descobrir que o responsável por essa mudança são vocês. Foram vocês que mudaram, as pessoas apenas retribuem o vosso sorriso, simpatia ou gestos. Nós somos os únicos responsáveis pelos nossos resultados, nós estamos onde estamos, somos o que somos e temos o que temos por causa de quem nós somos. O primeiro passo é assumir essa responsabilidade.

A nossa transformação transforma as pessoas que nos rodeiam e o mundo em que vivemos! Se vocês querem realmente mudar a vossa qualidade de vida, mudem os vossos hábitos diários!

Vamos reflectir sobre isto.

Post anterior
O que faz um profissional excelente
Próximo post
PONTO 1 do Caminho da Excelência – Pensar Grande