Pois bem, Ivan Misner, fundador do BNI a maior organização Mundial em Marketing por referência, em tempos escreveu um artigo exclusivamente a falar sobre Networking Online, que eu gostava de vos passar.
No início dos anos oitenta, John Naisbitt discorreu, em Megatrends, sobre a importância do processo de Networking para a sociedade. Algum tempo mais tarde Tom Peters escreveu em “Thriving on Chaos”, que esse “processo podia ser sistematizado.”
Entre os anos oitenta e noventa, começaram a surgir sistemas e estruturas que fizeram com que muitos empresários deixassem de se focar exclusivamente no objetivo da venda direta para algo mais amplo, que incluiu o Marketing de relacionamento e o Networking.
Nos dias de hoje existem várias questões e tendências emergentes que acompanham o processo de Networking, que são criadas pela necessidade dos empresários encontrarem uma forma mais eficaz de desenvolver os seus negócios neste século.
Daí a questão: Será que Networking presencial vai continuar a prosperar? A resposta é: Sem dúvida que sim!!
Ivan é um defensor de redes online como por exemplo a Ecademy.com entre muitas outras e acha que elas vão continuar a crescer de maneira bem-sucedida e vão continuar a ajudar muitos dos seus membros; no entanto, entende que não são a resposta final ao marketing de negócios ou para o Networking.
Elas são outra excelente ferramenta para as pessoas se conectarem umas às outras (especialmente fora da sua área geográfica local).
Num dos seus blogs alguém comentou que “Não sei se é mais verdade que referências estão relacionadas a relacionamentos.” e continuou dizendo basicamente que a tecnologia estava a mudar as regras, e que só participar de um website era suficiente.
Bem, numa palavra, eu concordo com o Ivan quando disse que é… ERRADO!
As referências estão, e vão estar num futuro previsível, totalmente relacionadas a relacionamentos.
Quer Sejam relacionamentos construídos online ou presencial – vai sempre envolver relacionamentos.
As pessoas referem pessoas que conhecem e em quem confiam. Elas não vão regularmente referenciar alguém porque essa pessoa aparece num website – isso chamamos de publicidade e não Networking.
O Networking online funciona, porém os relacionamentos ainda precisam fazer parte do processo.
Usar a Internet para trocar ideias, compartilhar conhecimento e aumentar a nossa visibilidade será imperativo nos próximos anos. O Networking virtual é uma tendência que está realmente a se espalhar em muitos círculos.
Algumas pessoas envolvidas em Networking presencial sentem-se ameaçadas, como se o Networking online fosse substituir o seu sistema testado e aprovado.
Os que prevêem o fim do Networking presencial não percebem uma coisa importante… os factos.
Os grupos de Networking presencial vão continuar a se expandir. Aliás O índice de crescimento do BNI (www.bni.com), confirma isso. Desde que a Internet começou a ficar popular em meados dos anos 90, o BNI apresentou um índice de crescimento de 1186%.
Quanto mais os proprietários de negócios ficam “high tech”, mais eles precisam aproveitar as oportunidades “high touch” que o Networking presencial oferece.
O Networking virtual pode ser uma maneira efetiva de aumentarem os vossos negócios, e a Internet certamente pode ser uma excelente ferramenta para se manterem em contato com aqueles com quem vocês estão a fazer Networking nesse momento.
A tecnologia nivela a hierarquia de comunicação e proporciona oportunidades para melhorar seus esforços com Networking – não substitui-los. Acredito que as pessoas que compreendem isso começarão a efetivamente utilizar a tecnologia sem substituir os relacionamentos, para levar o seu marketing a novos níveis nos próximos anos.