Como escolher uma organização de Networking

Enquanto empresários procuramos constantemente formas de expandirmos a nossa base de clientes de forma a fazer assim crescer os nossos negócios! E sabemos que o Networking é a maneira perfeita para ajudar a levar o nosso negócio para um próximo nível. Certo?? Muito bem!

Ivan Misner, guru do NETWORKING E FUNDADOR DO BNI, A MAIOR E MAIS BEM SUCEDIDA ORGANIZAÇÃO DE NETWORKING PROFISSIONAL DO MUNDO, aconselhou a não colocarmos os nossos ovos numa única cesta e depender de um único grupo de networking para satisfazer todas as nossas necessidades, isto porquê?

Tudo na vida funciona da mesma forma,

Todos nós selecionamos pessoas diferentes nas nossas vidas que satisfazem várias e diferentes necessidades, necessidades essas que contribuem para o nosso bem-estar;

Por exemplo:

Os Nossos pais fornecem-nos conforto, suporte, orientação e um porto de abrigo , os nossos amigos mais próximos fornecem-nos apoio e alegria, as nossas relações de negócios fornecem confiança e honestidade, e por aí fora!!

Embora essas satisfações possam se sobrepor de grupo a grupo, é importante ter mais de uma pessoa em quem nos apoiar para todas as nossas necessidades emocionais.

O mesmo se passa com os nossos grupos de Networking! Cada um pode fornecer vários tipos de suporte ou apoio.

As organizações ou grupos de networking são optimas para:

  • Conhecer pessoas

  • Expandir os nossos parceiros de referecia

  • Desenvolver capacidades pessoais tais como falar em publico, apresentações , etc…

  • Assim como servem para nos mantermos Atualizados sobre as tendências do mercado

  • Etc…

Contudo a chave ou o motivo principal em fazermos parte de um grupo ou organização de networking é na realidade a de desenvolver a nossa rede de contactos.

Contudo é importante lembrar que o networking não é como diz o Ivan Misner, Net-Seat, Net-eat ou Net-watch é Net-work!!! Por isso qualquer que seja a organização que escolham lembrem-se que é importante participar de forma ativa.

Então para que possam tomar uma decisão com o máximo de informação possível, vamos conhecer as diversas organizações ou grupos de Networking disponíveis.

De uma forma geral podemos dizer que existem cinco tipos distintos de organizações de networking com finalidades e objetivos diferentes.

A primeira são os grupos de contacto Casual:

Nestes grupos encontramos muitas pessoas de diversas atividades e profissões que por norma reúnem num ambiente descontraído e de forma regular, 1 vez por mês ou bimensal!! Como um exemplo encontramos aqui as conhecidas Câmaras de Comercio! Este tipo de grupo é algo que eu recomendo a participação aos membros da minha região BNI, aconselho-os vivamente a participarem ativamente pois são de extrema importância para nos mantermos visíveis pela comunidade empresarial local.

A segunda são as organizações de contactos Fortes:

Por norma estas organizações apenas permitem uma profissão por grupo não possibilitando assim a concorrência, reúnem de forma muito regular, a maioria semanalmente, e o seu objetivo principal é a troca de referencias qualificadas, por norma são grupos muito bem estruturados e extremamente focados no desenvolvimento a longo prazo de relações de confiança que levam á consequente geração de oportunidades de negócio efetivos para os seus membros, são grupos como por exemplo o BNI, sendo esta a maior organização do mundo e com a qual trabalho à mais de 10 anos, sendo hoje o responsável pela região do Norte Litoral em Portugal, assim como no Brasil e em Moçambique.

A terceira organização são os clubes de Serviço Comunitário:

Estes clubes são excelentes para encontros com outras pessoas muito bem sucedidas da nossa comunidade. Encontramos vários exemplos como os Rotários, Os Lyons, Kiwanis, etc…

Estes clubes têm um caracter muito solidário para com a comunidade local e nós enquanto empresários temos tb a obrigação de retribuir para com a nossa comunidade, por isso,

Recomendo vivamente a participação num destes clubes a todos os empresarios!

O Quarto tipo de organização de Networking são as Associações profissonais:

Tais como a ordem dos Engºs, Médicos, Contabilistas certificados, e muitas outras mais, aqui vamos encontrar profissionais das nossas áreas de atuação, o que nos permite:

  • ter conhecimento das novas tendências do mercado,

  • da concorrência e do que ela está a fazer

  • assim como a oportunidade de encontrar pessoas especializadas em áreas em que nós não estamos tão familiarizados e com quem podemos criar sinergias e parcerias de forma a satisfazer as necessidades dos nossos clientes oferecendo-lhes assim um melhor serviço,

  • entre muitas outras!

E chegamos assim à quinta forma ou tipo de networking,

esta última de que eu vos quero falar é um pouco diferente, as primeiras quatro eram redes de networking face-a-face, relacionamento pessoal e esta da qual vos vou falar de forma muito reduzida são as redes de networking online.

E vou falar porque acredito no poder do networking online, e respetivamente nas plataformas como o Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, e muitas outras mais.

Sem d/vida que as plataformas online são também uma poderosa ferramenta de networking, aqui encontramos uma rede de networking permanente e constante! Por isso nos dias de hoje nenhum empresário pode descartar a extrema importância destas redes!! Um dos maiores defeitos dos nossos empresários é que pensam que sabem trabalhar as plataformas, quando na realidade não sabem, e o facto de não contratarem um bom profissional vai certamente custar bem mais caro!!

Bom, Estão vistas as 5 principais formas de networking e por isso vou deixar-vos alguns conselhos sobre a vossa decisão no momento de selecção.

  • Em primeiro lugar recomendo-vos para que participem de forma ativa em 2 a 3 dos grupos que mencionei atrás:

  • Preferencialmente escolham uma organização de cada um dos grupos de networking que vos falei:

  • Deiam sempre o vosso melhor para que sejam membros ativos nas organizações que pretenderem participar! isto porque elas vão influenciar diretamente o sucesso do vosso marketing por referência.

  • Escolham as organizações correctas para vocês mediante as vossas necessidades e o tempo que têm disponível .

  • Recolham informação e testemunhos dos atuais membros dessas organizações em que pretendem participar.

  • Visitem pelo menos duas vezes antes de tomarem uma decisão de se juntar, muitas organizações têm nuances que vocês não conseguem captar apenas com uma visita!

  • Para alem disso acredito que vão querer que a organização ou grupo seja estruturado, focado em resultados, porque de certeza que não vão querer perder o vosso tempo para irem apenas tomar café, almoçar ou comer uns canapés!!

  • Lembrem-se que não existem resultados rápidos no networking, por isso desenvolver o vosso negócio vai dar trabalho! E vai demorar tempo!! Por isso comece já!!

Visto isto gostava que me respondessem a duas perguntas aqui no forum:

P1: Em que organizações de Networking é que vocês fazem parte?

P2: Já encontraram uma combinação de grupos que vos dão o máximo de visibilidade ?

Post anterior
Como funciona o marketing de referência – 5 principais vantagens
Próximo post
Acha que o networking online funciona?