AMBIÇÃO E GANÂNCIA

Algum tempo atrás estive a ler um blog brasileiro, EGESTOR, sobre a definição e a diferença entre Ambição e Ganância! E enquanto empresário e com empresa no Brasil chamou-me a atenção pois tentava perceber em qual das duas definições se encontravam algumas personagens que fui conhecendo naquele país ao longo dos últimos 6 anos.

Os conceitos de ambição e ganância podem confundir, mas existem diferenças substanciais entre um e outro.

Mas o que é, afinal, ambição e o que é ganância? O que dizem os dicionários?

Quando procuramos pela definição deambição” e “ganâncianos dicionários vemos que nem mesmo eles diferenciam muito estas duas palavras. Vejamos, por exemplo, o que diz o Dicionário da Língua Portuguesa sobre cada um desses substantivos.

Ambição: ambiçãdesmedida de riqueza, honras ou glórias; desejo ávido de obter lucro por meios lícitos ou ilícitos, Ganho, Usura

Ganância:  desejo veemente de riqueza, honras ou glórias, expectativa em relação ao futuro; aspiração cobiça; ganância; 

A definição deixa ambos os conceitos bastante parecidos, quando a diferença entre um e outro parece estar apenas no fato de que o ganancioso teria a pretensão de ganhar mais do que os outros, enquanto o ambicioso têm sempre vontade de conquistar mais.

Mas as diferenças são mais profundas do que mostram estas definições do dicionário.

Uma pessoa ambiciosa está sempre á procura de mais dinheiro, mais poder, mais bem-estar, mais saúde, mais qualidade de vida, mais condições de trabalho para si e para as pessoas que gosta, mais amor, mais amigos, PROCURA um país melhor, um MUNDO melhor e uma SOCIEDADE melhor. Na verdade, é importante que as pessoas sejam ambiciosas para que consigam crescer e levar as outras pessoas para cima consigo.

Contudo é importante ressalvar que quando se é ambicioso, é necessário ainda respeitar os valores da ÉTICA, da MORAL e da HONESTIDADE para conquistar os objetivos de forma adequada e sem prejudicar terceiros. E acreditem que é aqui que inicia a grande diferença entre ambas as palavras.

Afinal, o ambicioso procura vitórias e realizações, mas de maneira alguma quer ver as pessoas à sua volta a sofrer algo com o que o ganancioso certamente não se preocuparia.

Não há problema algum em se ser ambicioso, mas existe um problema em ser ganancioso.

A pessoa gananciosa não tem escrúpulos para atingir as suas conquistas. E Quase sempre o faz através do esforço de terceiros os quais ele subjuga, usa ou coage. O ganancioso tem ânsia por conquistar valores, poder e capitais, mas não quer dispor a sua força de trabalho neste processo. Com isso, acaba por se aproveitar das outras pessoas, seja por persuasão ou por uso da força, e assim obtém os seus lucros de maneira suja e desonesta.

Quando vemos a definição destas duas palavras no New Oxford American Dictionary, dos Estados Unidos, percebemos que os americanos têm uma noção bem mais clara da ambição e ganância:

Para eles:

Ambição: É um forte desejo de conseguir alguma coisa ou de fazer algo, costuma implicar trabalho duro e determinação.

Ganância: desejo egoísta e intenso por alguma coisa, especialmente poder, riqueza, ou comida.

O sujeito ambicioso costuma crescer através de intensos esforços, mas também recebe dicas e inputs de terceiros. A convivência com família e amigos faz com que ele absorva conselhos e conhecimentos que o façam procurar ser melhor, procura um crescimento saudável não se preocupa apenas com o seu próprio crescimento, procura tb impulsionar as pessoas que estão á sua volta. É por isso que pessoas com este perfil são sempre as mais procuradas para serem contratadas pelas grandes empresas elas crescem e o empreendimento cresce tb. Costuma ter uma boa autoconsciência, sabe reconhecer quando erra ou prejudica alguém, ouve os feedbacks das pessoas que o advertem e procura conseguir sempre uma evolução sustentável e pautada por valores éticos.

Em oposição à pessoa ambiciosa, a pessoa gananciosa não impulsiona as pessoas à sua volta: pelo contrário ela os empurra para baixo ou vai usá-los precisamente para adquirir impulso pisar nos concorrentes. Por mais que esta pessoa procure ter êxito, o seu egoísmo mais cedo ou mais tarde será responsável por uma queda vertiginosa, e acreditem que neste momento consigo me lembrar de alguns nomes!!!, pois acreditem que o comportamento deles vai fazer com que colecionem desafetos e que facilmente se prejudiquem. E acreditem que sei do que falo, vejo diariamente em várias pessoas com quem lido.

Profissionais que unem ambição a sentimento de liderança costumam ter um ótimo retorno, pois associam características que fazem dele uma pessoa extremamente obstinada, mas ainda assim, humana e sensível às dificuldades das pessoas que o rodeiam.

Até o ato de se mudar de vida já é um ato de ambição. Quando se modifica drasticamente a nossa rotina, estamos a abandonar um estilo de vida que, apesar do conforto e da regularidade, pode-nos dar mais prazer e ainda propiciar-nos uma grande realização profissional e pessoal.

AGORA É PRECISO TER CUIDADO: a Ambição deve ser sempre acompanhada de razão e consciência.

Para concluir

Não podemos aceitar que o conceito de ambição seja visto com preconceito pela nossa sociedade. É este sentimento que orienta o crescimento saudável e sustentável dos indivíduos e, por consequência, dos que os rodeiam e da sociedade como um todo.

O pecado que a pessoa ambiciosa não pode cometer é transformar a sua ambição em ganância. Se isso vier a acontecer, os resultados são sempre desfavoráveis para todos, pois uma pessoa gananciosa não pensará duas vezes antes de prejudicar terceiros nas suas atividades.

Um país com muitas pessoas ambiciosas é um país promissor com tendência ao crescimento saudável. Um país cheio de gananciosos é um país corrupto em que as pessoa procuram sempre passar o pé” uns aos outros. Infelizmente o Brasil assim como alguns países africanos e sul americanos estão mais próximos da ganância do que da ambição, contudo acredito que este cenário tende a se transformar.

Post anterior
Dizendo o seu PORQUÊ!
Próximo post
NETWORKING E AMOR – Quais as semelhanças!