Como já abordamos aqui no blog, o marketing de referência é muito mais do que encontrar consumidores que realmente gostam do seu produto ou serviço e fazer com que eles o recomendem à sua rede de contatos. O famoso “boca à boca”, contudo é preciso ser trabalhado de forma estratégica.
Não é fácil aplicar o marketing de referência se não tiver formação para o efeito, pois um bom plano de marketing por referência exige sem dúvida conhecimento, uma estratégia bem definida e o acompanhamento de um profissional qualificado, mas mesmo que você não tenha este tipo de conhecimento e estratégia na sua empresa existem coisas simples que pode implementar de forma não só a manter a satisfação geral dos clientes, como em transformá-los em vendedores da sua marca.
Hoje existem plataformas e empresas de outbound marketing que auxiliam este processo mais simples, porém é importante que entenda os 3 princípios básicos para implementar o marketing de referência na sua empresa.
Encanto
Antes de mais nada, o seu cliente deve estar encantado com a sua marca. Por isso o primeiro e mais importante ponto deste processo é garantir a excelência do serviço que está a vender. Meça a satisfação, dê suporte e um atendimento excecional e formule planos de ação para uma melhoria contínua. Lembre-se que as pessoas só referenciam quem conhecem, gostam e confiam e acima de tudo conhecem e entendem o seu porquê*
*Você sabe o seu porquê? Veja o vídeo e entenda.
Incentivo
Agora que o seu cliente está apaixonado pela sua marca, produto ou serviço, deve incentivá-lo de alguma forma para que ele a referencie aos seus contactos.
Este incentivo pode ser dado de diversas formas, desde um desconto sobre os seus serviços, um brinde, a oferta de um serviço ou até mesmo uma comissão sobre a venda. Por vezes o melhor incentivo é tentar superar as expectativas do seu cliente quando lhe presta um serviço ou lhe vende um produto, aliás na maioria das vezes não precisa sequer de despender um euro para conseguir fazê-lo! Por isso pense numa forma que não prejudique a saúde financeira da sua empresa e mantenha o foco sempre no seu público alvo.
Controlo
Com a satisfação e o incentivo adequados, o seu cliente irá recomendar a sua marca, mas sem o devido controlo a sua estratégia pode vir a perder eficácia. Para isso, saiba exatamente quantos clientes cada embaixador traz em média, qual o valor médio dessas referências, etc.
Além disso, é importante que se mantenha próximo dos seus clientes embaixadores e entenda como é que eles vêm o seu programa de referências, para que consiga fazer os ajustes necessários. Caso tenha um tráfego de clientes muito grande ou a lógica do seu negócio não lhe permita fazer este acompanhamento de forma manual, é recomendável utilizar ferramentas que controlem o seu programa de referências de forma automática.
Não Trabalhe Sozinho
É mais fácil ter uma rede a passar a sua mensagem do que tentar fazê-lo sozinho! Por isso a primeira coisa que deve fazer é entrar numa organização profissional de marketing por referência. Como o BNI por exemplo, que é a maior e melhor organização de negócios por referência do Mundo. Procure no site bni uma equipa que reúna perto de si. Acredite que vai fazer toda a diferença.
Aperfeiçoe as suas habilidades de Networking
Ninguém nasce ensinado assim como ninguém nasce a saber falar em publico ou a saber desenvolver conversas eficazes com pessoas que na maioria das vezes não conhece, ou conhece mal, por isso mesmo faça formação e desenvolva as suas capacidades de networking. Certamente que o vai ajudar a desenvolver de forma mais eficaz o seu marketing por referência.