As redes sociais mudaram completamente a forma como as pessoas se relacionam, principalmente no meio profissional. Hoje em dia é possível apresentar-se a qualquer contacto pela internet. Pense em quantos convites você recebe pelo Linkedin, por exemplo. Já parou para observar quem são essas pessoas e se realmente são úteis profissionalmente? Numa Era onde conhecer pessoas não é o grande problema, o esforço maior é na representação que você tem e isso acontece muito facilmente pelas redes sociais.
Se quer realmente tirar proveito dessas alianças, é preciso ir para além do contacto. Primeiro precisa de pensar no que pretende obter deste networking, como se qualificar para ser uma boa conexão para os seus parceiros e como ampliar a sua base de forma estruturada e com as pessoas certas.
Neste processo existem alguns passos elementares que podem ajudá-lo:
Trace um plano para ter mais conexões
O planeamento serve para determinar quantos passos deverá dar até ao seu objetivo. Quem é que ele deve atingir e com quantas empresas será preciso falar? Além de estabelecer um cronograma, esse exercício vai ajudá-lo a entender quais são essas conexões, para que ele possa modular o seu discurso de acordo com os interlocutores.
Tenha um bom perfil online
Para ser notado é fundamental ter um perfil sólido. Seja na página da empresa ou em redes sociais profissionais, como o LinkedIn. O perfil deve estar sempre atualizado e de preferência ter links para outras redes sociais para ampliar o alcance do conteúdo publicado.
Dê os parabéns
Quando receber a notificação de que algum contato da sua rede foi promovido ou mudou de emprego, comemore com ele. Dê os parabéns e pergunte sobre a mudança. A aproximação é uma oportunidade de atualizá-lo também sobre o seu status profissional.
Fale a seu respeito
Sempre que tiver oportunidade deixe as pessoas saberem sobre as suas habilidades e interesses. Assim elas poderão procurar por si quando surgir uma oportunidade relacionada ao que você faz.
Sugira links de forma personalizada
Se vir um link que acha que possa interessar um colega, envie-lhe, mas é importante explicar o motivo que o fez lembrar da pessoa e como achou que seria útil para ela. Tenha o cuidado de não exagerar nos conteúdos.
Encontre as pessoas
É importante manter contacto real com as pessoas. Marque periodicamente encontros, almoços, café ou happy hours. Para conexões distantes não perca a oportunidade de marcar encontros quando souber que os dois estão na mesma cidade.